sexta-feira, 9 de setembro de 2011

La Pietà não é apenas aquela do Vaticano, sabia?

A viagem acabou, mas tudo que aprendemos e as obras que apreciamos ficarão para sempre em nossas mentes. Descobrimos, por exemplo, que os artistas renascentistas dos século XV e XVI costumavam fazer suas esculturas, suas pinturas ou seus afrescos para o Vaticano, por ser esta a institução com mais rica e mais poderosa, sendo que, agradar aos membros da igreja era o caminho certo para que levar o artista a ter grande prestígio. Desta forma, grande parte destas obras faz alusão à bíblia (velho e novo testamento).

Como ex-alunas de um colégio de freiras católicas, ficávamos remoendo os neurôneos tentando ter alguma lembrança dos techos da bíblia representados nas obras e das histórias dos santos e mártires. De todas as imagens, cremos que as da Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços após a crucificação (uma Pietà, que em italiano quer dizer piedade) foram as que nos tocaram mais profundamente.

Vejam algumas das representações com as quais nos deparamos em nossas andanças em terras italianas:

Giovanni Bellini, Pietà, 1468. Galeria da Academia. Veneza.  

Acreditem se quiser mas a escultura abaixo é a La Pietà de Michelangelo ... verdade!!!! Mas esta foi esculpida pelo artista para ser colocada em sua tumba. Não sei porque não aconteceu e ela e está em exposição em Florença.
Pietà dell'Opera del Duomo. Florenca.

Agora sim ... a conhecida LA PIETÁ de Michelangelo, aquela que se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano e acabou sendo a obra mais famosa do artista. Desde que a estátua, feita de mármore, foi atacada em 1972, ela está protegida por um vidro a prova de bala.

Bom, como comprovamos esta obra não é a única nem a maior (em tamanho) representação da Pietá que existe ... mas temos que dizer ... só estando lá e a vendo de perto para compreender porque ela é tão famosa. Michelangelo esculpiu uma Virgem Maria jovem (ele considerava que sendo virgem e santa, seria sempre jovem) com uma expressão de dor resignada e o corpo de Jesus parece mesmo sem vida quando comparada ao de sua mãe. Uma lindíssima representação deste momento de dor. Vejam os detalhes a seguir:

La Pietà de Michelangelo, 1498–1499. Basílica de São Pedro. Vaticano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário